Decorreu no dia 24 de Novembro 2022 em Maputo,
a conferência subordinada ao tema “Financiamento à Indústria via Mercado de Capitais e Banca de Desenvolvimento”, organizada pela Associação Industrial de Moçambique (AIMO) e pela Ordem dos Engenheiros de Moçambique (OrdEM),onde a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM)participou como parceira da iniciativa.
O evento contou com a participação dos principais players do sector da indústria, bem como com representantes do Governo através do Ministério da Indústria e Comércio, do ISUTC, do BNI, do Banco BIG, entre outros.
Na nota de abertura, o Presidente da AIMO, Rogério Samo Gudo, referiu que o processo de industrialização só pode ocorrer se estiverem presentes todos os meios necessários. “Olhando para aqueles que são os factores de competitividade industrial, como é o caso qualidade de formação, o acesso a energia eléctrica, e o acesso ao mercado, a escala, entre outros, vemos um grande desafio pela frente”, referiu Samo Gudo.
Reconheceu que os desafios que ainda persistem a volta da complementaridade e articulação entre as políticas públicas, com ênfase na política fiscal e monetária, assim como as políticas do âmbito sectorial que permitem o florescimento da indústria nacional, que actualmente enfrenta o desafio de fraco crescimento, produtividade e competitividade, assim como da fraca integração inter-industriais, incluindo com sectores de produção de matérias primas, com destaque para a agricultura, mineração e outras áreas.
Por seu turno, o PCA da Bolsa de Valores, SalimCriptonValá, apresentou o tema referente aos Desafios, vantagens e oportunidades do financiamento das empresas industriais pela via do mercado de capitais. Instou aos membros associados da AIMO a usarem a BVM para se financiar e investir. “a industrialização não é um dos caminhos, a industrialização é o caminho para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, pois vai permitir a redução das importações a todos os níveis″ , sublinhouValá.
Na ocasião, foi rubricado um Memorando de Entendimento entre e AIMO e a BVM que visa trazer um contributo para o financiamento das operações industriais incluindo o estabelecimento dos termos, condições e mecanismos de parceria para a promoção de acções tendo em vista melhorar o ambiente de negócios, crescimento de oportunidades empresariais e disponibilização de informação financeira e económica em tempo oportuno.
O Memorando procurou fortalecer a parceria no apoio ao desenvolvimento da capacidade e estrutura competitiva do empresariado nacional; Implementação conjunta de “roadshows” e promoção de boas prácticas no que diz respeito às vantagens da cotação em bolsa; e Implementação conjunta de acções de formação avançada nas áreas da legalidade e gestão corporativa das empresas, boas práticas de negócios, ética, gestão e literacia financeira, planeamento estratégico e pesquisas de mercado, para as empresas seleccionadas pela BVM e a AIMO.
Fotos do Evento