O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM)
, Salim Cripton Valá, procedeu, no dia 28 de Outubro, em Maputo, à inauguração da “Biblioteca-BVM”.
O acto, que decorreu no âmbito das celebrações dos 24 anos da existência da BVM, contou com a presença de representantes das bolsas de valores de Cabo Verdade e Angola.
A “Biblioteca-BVM” tem porobjectivo proverinformação e documentos sobreo Mercado de Capitais e Bolsa de Valores, bem como divulgar asactividades, produtos e serviços da BVM. Igualmente, visa elevar o nível de educação e literacia financeira do público sobre a economia, o sistema financeiro, o Mercado de Capitais a Bolsa de Valores e assuntos afins.
“Hoje, temos um espaço adequado para acolher mais estagiários, para ter mais estudantes, mais pesquisadores e para nós próprios colaboradores da BVM. Temos um local para pesquisarmos e termos uma noção do que está a acontecer em outros quadrantes. Esta biblioteca é para os moçambicanos, os empresários, os pesquisadores, os jornalistas e todos os que querem conhecer melhor o Mercado de Capitais e a Bolsa de Valores”, disse Salim Valá, PCA da Bolsa de Valores de Moçambique.
Por seu turno, João Fenhane, quadro da Biblioteca Nacional, além de felicitar a BVM pelo feito alcançado, destacou a qualidade do acervo bibliográfico, realçando que representa um enorme contributo para a disseminação da cultura de leitura no país.
“Ficámos bastante impressionados com o material de especialidade que aqui existe, material de carácter financeiro, material de informação específica da BVM, particularmente, documentos informativos e da experiencia concreta da BVM,” disse Fenhane.
A biblioteca situa-se no prédio 33 andares, rés - do - chão, n° 7, e dispõe de um acervo bibliográfico composto por diversa literatura, com enfoque para o Mercado de Capitais e Bolsa de Valores, mas também documentos sobre economia, sistema financeiro, desenvolvimento, contabilidade e auditoria, gestão, entre outros domínios. Conta, igualmente, com publicações e trabalhos de fim de curso, nomeadamente, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutoramento, entre outros documentos.
Tem como público-alvo estudantes, professores, empresários, investidores, investigadores, operadores financeiros e público em geral e estará aberta de segunda á sexta feira das 08H00 ás 16H:00.